Outros posts:

A Casa Lobo [Crítica]

A Casa Lobo é um filme chileno que me impressionou muito pela sua técnica de stop motion peculiar. Além disso, temos aqui uma atmosfera, digamos, assustadora e uma direção de arte espetacular. Mesmo com tudo isso, minha experiência foi bem mediana no contexto geral.
A história conta a fuga de uma mulher que encontra refúgio em uma casa isolada no interior do Chile depois de fugir de uma comunidade alemã da região. Acompanhamos o desenrolar da trama em todas as pequenas partes da tela pois o filme se utiliza dos cenários e sua constante transformação para transmitir todos os detalhes e conexões do filme. A cada frame a casa parece estar em constante metamorfose e os seus moradores também. Me interessou muito a história por trás do que estava acontecendo e por isso consegui interpretar algumas das problemáticas que o filme aborda. Trazendo um contexto que se baseia na realidade do Chile de meados do século XX, o longa traz uma trama que faz referência a claustrofóbica atmosfera de terror da guerra e dos totalitários regimes repressores. Tudo isso é exposto na motivação de fuga dessa realidade pela protagonista Maria. O filme também é cheio de pequenos detalhes e referências que são muito importantes para a compreensão da história e se forem deixados de lado podem comprometer bastante a experiência. Tudo está nas transformações, nas fusões, nas mudanças, nas alusões. A história não está apenas na narrativa clássica dos acontecimentos, mas em todo o lugar. Passando por momentos perturbadores e outros que parecem bonitinhos, a trama vai se desenvolvendo para uma finalização assombrosa, não pelo que vemos em tela, mas pelo choque que temos quando finalmente conseguimos interpretar e absorver a realidade da história contada.
A Casa Lobo é um longa bem surrealista e diferente. O filme tem muito a dizer, a técnica utilizada é magnífica e consegue tocar bastante o espectador com suas bizarrices visuais e sua trama séria e sombria. Com tudo isso, é uma experiência difícil e que pra muitos pode ser bem desgastante, inclusive para mim.

Nota do autor:

Avaliação: 2.5 de 5.

Gabriel Santana

Título OriginalLa Casa Lobo
Lançamento2018
País de OrigemChile/Alemanha
DistribuidoraMUBI
Duração1h15m
DireçãoJoaquín Cociña, Cristóbal León

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora