Outros posts:

Marcel the Shell with Shoes On [Crítica]

Esse é realmente um filme surpreendente. Surpreendente por nos apresentar uma mensagem profunda de uma maneira tão inesperada e diferente. Por mais que tenhamos alguns filmes com premissas parecidas, a forma como ela foi elaborada aqui foi única, pra mim, e conseguiu ser um filme fofo que esconde uma profunda reflexão sobre a vida.
A estética de um pseudodocumentário dá uma aparência de realidade e com isso somos familiarizados a Marcel, um pequeno caracol (que usa sapatos). Ele é a principal atração do filme. Tanto desse aqui, quanto do que está sendo filmado dentro dele. Marcel vive em uma casa que está num serviço de aluguel e por isso muitas pessoas passam por lá. O morador da vez parece ter sido o único que notou Marcel e decide gravar um documentário sobre ele. Marcel perdeu sua família a amigos depois que o último morador acabou levando-os sem querer dentro de sua mala. A sua avó foi a única companhia que sobrou para ele. Assim, ele permanece nessa vida solitária e triste. O que ninguém esperava é que Marcel fosse virar um fenômeno na internet depois que seu filme fosse postado. Somos, então, expostos a uma face da internet que estamos bem acostumados a ver. A criação de novos fenômenos digitais e a falta de uma relação verdadeira entre os “fãs” online e os seus “ídolos”. Porém, o filme não para por aí. A vida de Marcel é claramente uma metáfora para o nosso mundo real. Expondo o sentimento de luto, de solidão e de descoberta do mundo, Marcel é uma criança que precisa ser autossuficiente e aprende a viver a vida do seu jeito. Tudo isso é exposto no falso documentário gravado no filme. A necessidade de Marcel ser escutado e a sua demasiada curiosidade demonstram que ele está descobrindo um grande mundo novo. Essa jornada é bem cativante e imersiva. Quem diria que eu me emocionaria com a morte de um caracol… Os ensinamentos deixados pela avó de Marcel e sua vivência também são bem interessantes. Assim, a trama fala sobre nossa realidade de uma perspectiva única e diferenciada. A animação é super fofa e tem uma beleza própria e a história que parecia bobinha vai ganhando camadas importantes e mensagens profundas.
Essa foi uma ótima surpresa que, por mais que possa perder o ritmo em alguns momentos, eu realmente gostei. Uma trama que me surpreendeu pela sua simplicidade que esconde ensinamentos sobre a vida e deve ser uma boa aventura para os que estão começando a viver e também para os mais velhos que estão esquecidos de aproveitar os pequenos e simples momentos da vida.

Nota do autor:

Avaliação: 3.5 de 5.

Gabriel Santana

Título OriginalMarcel the Shell with Shoes On
Lançamento2021
País de OrigemEUA
DistribuidoraA24
Duração1h30m
DireçãoDean Fleischer-Camp

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora