Outros posts:

O Auto da Compadecida [Crítica + Vídeo]

Essa é uma das maiores obras de arte já produzidas pela cultura brasileira e com toda certeza um dos meus filmes preferidos de toda a vida. Na verdade, se trata primordialmente de uma minissérie produzida pela Globo com 4 capítulos que mais tarde viria a se tornar um longa metragem excepcional. Mesmo assim, acredito que a melhor experiência seja mesmo a versão mais longa pois cada segundo dessa obra é perfeitamente calculado para abrilhantar ainda mais a trama idealizada por Ariano Suassuna.
Seguindo dois pobres sujeitos de Taperoá, cidadezinha pobre do interior da paraíba, a trama nos apresenta as tramoias de João Grilo e seu companheiro Chicó. Juntos eles sempre estão se metendo em enrascadas e sempre dando um jeito de sair delas, mesmo que para isso tenham que se meter em uma ainda maior. A grande cabeça pensante por trás dessas artimanhas é João Grilo que tem um raciocínio impressionante quando o assunto é enganar as pessoas. Chicó por outro lado fica por conta de inventar histórias “fantabulosas” e terminar com sua clássica frase: “Não sei, só sei que foi assim”. O filme/minissérie se destaca em tudo, aos meus olhos. Começando pela direção com uma excelência em nos mostrar tudo o que precisamos saber, mas sem se alongar em nada e sem deixar faltar um detalhe sequer. Passando para a excelência teatral dos diálogos e da atuação, principalmente dos protagonistas Matheus Nachtergaele e Selton Mello, que nunca estão calados, mas nunca soltam uma palavra em vão. Tudo é concatenado para me fazer dar gargalhadas, mesmo pela milésima vez que eu assisto. Os demais personagens acrescentam bastante a história, sempre com um humor marcante e facetas características da cultura do interior nordestino. Cada um tem seu espaço e seu desenvolvimento, por menor que sejam, e cumprem muito bem seu papel sem inflar a história e sem deixar pontas soltas. A direção de arte conseguiu criar cenários autênticos e se utilizou da paisagem do sertão para tornar a história uma fábula ainda mais crível. O que falar da trilha sonora? Com uma melodia característica capaz de levantar até morto da cova. Impressionante como tudo remete a nossa cultura, seja de maneira superficial, seja em questões mais profundas. A música dessa série é marcante o suficiente para nunca sair da minha cabeça e é uma das primeiras coisas que eu me lembro quando penso no filme. O roteiro traz uma trama com 4 postos-chave, que dão nome aos episódios da minissérie e que se conectam perfeitamente passando sempre pela mente de João Grilo. Para mim, cada segundo dessa obra foi milimetricamente pensado para criar uma série/filme excelente. São abordados temas bastante presentes na realidade da época representada com críticas a igreja, ao estado, aos poderosos e até mesmo a população. Nunca perdendo a graça, o filme consegue expor uma filosofia que vai nos cativando e tem em seu clímax uma das sequências mais marcantes da história da arte brasileira, pra mim. O tema da morte está sempre sendo lembrado por Chicó e sua filosofia que é muitas vezes repetida. Os desdobramentos das mentiras de João Grilo vão escalonando para um desenrolar surpreendente e inevitável. A representação e os simbolismos da conclusão do filme são emocionantes para mim. Incrível como o filme tem tamanha facilidade para me fazer rir e chorar ao mesmo tempo. Sem nunca perder o tom humorístico e descontraído, o filme/série traz reflexões profundas acerca da religião, da fé, da cultura e principalmente do ser humano, com uma sequência de fotos reais que me fazem repensar todas as minhas dificuldades na vida e relembrar como a felicidade pode estar em coisas tão mais simples do que pensamos. Por mais que essa seja uma interpretação particular, acredito que essa obra seja capaz de tocar cada um que a experiencia de maneira singular e trazer boas reflexões sobre a vida e ainda por cima de maneira leve e perspicaz. Acredito que a trama seja perfeita em todos os temas que aborda e principalmente da forma com que trata tudo e finaliza com uma sensação de satisfação difícil de encontrar em outra obra, não falta nada e não sobra nada. Tudo se conclui e se fecha com o tom perfeito.
Acredito que eu nem esteja preparado para fazer uma análise de uma obra tão incrível como essa, ainda mais na emoção do momento de ter acabado de revê-la pela milésima vez ou sei lá mais qual. Pra mim, ela é simplesmente fantástica e eu sou completamente incapaz de enxergar defeitos. Uma obra cinematográfica obrigatória pra quem gosta dessa arte e principalmente se você é brasileiro e nordestino. É uma demonstração excepcional de como nossa cultura consegue nos presentear com histórias e produções tão boas que me fazem agradecer por estar vivo e poder presenciá-las.

Nota do autor:

Avaliação: 5 de 5.

Gabriel Santana

O Auto da Compadecida – Análise do Filme
Título OriginalO Auto da Compadecida
Lançamento1999
País de OrigemBrasil
DistribuidoraGloboPlay
Duração2h54m
DireçãoGuel Arraes

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora