Outros posts:

Midsommar – O Mal Não Espera a Noite [Comentário]

Midsommar é um filme de 2019, do conhecido diretor Ari Aster. Depois de surpreender o público e a crítica com o seu terror “Hereditário”, ele nos apresenta esse misterioso filme que me deixou um tanto quanto perdido e desnorteado. Não foi um filme que conseguiu me capturar e a minha imersão não foi tão boa. De qualquer forma, irei expor o que senti aqui.
A trama segue uma moça que acabou de perder seus pais de uma forma trágica e só tem o seu namorado como pessoa a se apegar. Porém, ele não está mais tão afim dela, mas não consegue larga-la, e decide viajar com seus amigos para a Europa num projeto do seu curso. Após um convite nada espontâneo, ela acaba viajando com o grupo para a Suécia onde vão experienciar um festival de verão numa comunidade da família de um dos participantes do grupo de amigos. O problema é que essa comunidade é, na verdade, uma espécie de seita misteriosa que tem rituais, tradições e costumes assustadores. A minha experiência com tudo isso foi até que interessante no começo. Estava engajado em entender aquele mundo e quando os mistérios começaram a surgir e a tensão aumentar, achei que o filme poderia engatar. Porém, pra mim, essa hora nunca chegou. Tudo parecia se encaminhar para algo, mas tudo ficava acumulado com os novos elementos que iam sendo apresentadas. Não há uma explicação tão clara pra algumas coisas, mas esse não é o problema de fato. Pra mim, a narrativa não me fez se apegar a ninguém e quando algo acontecia a eles eu só observava e esperava a próxima etapa. Me senti burro no final por não entender o que tinha acabado de assistir. Me recusava a acreditar que era só aquilo mesmo. A trama do mundo estranho, com uma cultura esquisita até conseguiu ser interessante no começo, mas os acontecimentos subsequentes não me causaram nenhuma emoção e nem consegui fazer alguma ligação ou conexão com nossa realidade para tentar absorver alguma mensagem implícita deixada aqui.
Enfim, como eu falei, me senti burro por não ter identificado o algo a mais nesse filme ou apenas essa obra não me apresentou nada que me agradasse. É uma sensação estranha de que algo ficou faltando e espero ainda entender o que foi.
(Atualização: após ler algumas críticas, eu consegui conectar o que eu havia entendido com o que o filme queria expressar. Dessa forma, o filme me pareceu muito mais interessante. O simbolismo da família e a busca de refúgio na religião, além da autocrítica a respeito do que seriam costumes estranhos ou extremos na nossa própria sociedade. Tudo isso está presente no filme, mas pouco disso tudo conseguiu me envolver durante a experiência então por isso minha nota vai para a experiência que tive e pretendo rever esse filme daqui um tempo e tirar novas conclusões.)

Gabriel Santana

Título OriginalMidsommar
Lançamento2019
País de OrigemEUA/Suécia
DistribuidoraA24
Duração2h28m
DireçãoAri Aster

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora